terça-feira, 31 de agosto de 2010

O ministério de louvor na igreja (Adoração e Louvor)

Introdução:


Deus sempre gostou de música. Antes mesmo que o universo fosse criado, os Seus santos ouvidos estavam atentos à boa música (ver, Jó 38:4-7). Não bastassem os anjos para o louvar, Deus constrói toda uma natureza (ver, Salmo 69:34), e nós os seres humanos estamos incluídos, para o louvor Dele próprio.
Deus separou uma tribo inteira para o louvar e servir no tabernáculo (ver, Números cap. 4 e refs. ) Na época em que o rei Davi estava para passar o trono a seu filho Salomão, os levitas eram divididos em três classes diferentes, sendo estas, subdivididas em vinte e quatro ordens. A primeira classe eram os sacerdotes; a segunda era composta pelos cantores e músicos em geral; a última era composta pelos porteiros e guardas do templo (ver, 1 Crônicas caps 24, 25, 26). Os levitas se dedicavam exclusivamente ao trabalho para qual Deus os separara. Não tinham preocupações com trabalhos seculares, nem em construírem cidades, pois, o sustento e moradia destes homens era extraído das ofertas e dos dízimos que eram entregues pela nação de Israel (ver, Deuteronômio 14:22-29; Números 34:1-8).
A igreja de Cristo, vive nestes últimos anos, um período muito delicado em relação ao louvor e adoração através da música. A música é sem dúvida responsável por muitas pessoas se aproximarem de Cristo. Não é pequeno o número de pessoas que congregam em uma determinada igreja (Podemos observar, como exemplo, algumas comunidades cristãs ou evangélicas no Brasil e em muitos outros países), devido o louvor ser ali o "cartão de apresentação" ou a maior "atração" (No aspecto humano de conceituar as coisas, porque na realidade, Cristo deve ser o "cartão de apresentação" da igreja).
A grande pergunta que se faz em nossos dias é a seguinte: Que ligação há entre os levitas do Antigo Testamento com a igreja do Novo Testamento? Não é tão simples responder a esta pergunta. Quando se refere ao ministério musical, a quem acredite que o ministério dos levitas ficou no tempo com o surgimento da igreja cristã. Por outro lado, os que levam bem mais a sério a questão do "ser chamado por Deus", e tomam como exemplo os levitas, obtêm melhores resultados, e, assim, conduzem um melhor louvor, resultando uma melhor edificação da igreja.
Este estudo e destinado a quem reconhece que o ministério de louvor é bem mais sério do que muitos pensam. Assim como os evangelistas devem ser usados por Deus na propagação do evangelho, da mesma sorte, devem ser dominados os músicos e cantores que dedicam este talento na obra do Senhor.


***

1. É necessário uma consagração específica de pessoas para o ministério de louvor?



"Também Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o serviço alguns dos filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedútum, para profetizarem com harpas, com alaúdes, e com címbalos. Este foi o número dos homens que fizeram a obra segundo o seu serviço: dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela, filhos de Asafe, a cargo de Asafe, que profetizava sob as ordens do rei. De Jedútum, os filhos de Jedútun: Gedalias, e Zeri, Jesaías, Hasabias e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedútum, que profetizava com a harpa, louvando ao Senhor e dando-lhe graças. De Hemã, os filhos de Hemã: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanâni, Eliatá, Gidálti, e Românti-Ezer, Josbecasa, Malóti, Hotir e Maaziote.
Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei, segundo a promessa de Deus de exaltá-lo. Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas. Todos estes estavam sob a direção de seu pai para a música na casa do Senhor, com címbalos, alaúdes e harpas para o serviço da casa de Deus.
E Asafe, Jedútun e Hemã estavam sob as ordens do rei. Era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos em cantar ao Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito"(1 Crônicas 25:1-7).

Este texto bíblico não deixa dúvidas de que os músicos devem ser pessoas consagradas para este ministério ou serviço específico. Davi entendia muito bem de música (ver, 1 Samuel 16:17-18), sabia das responsabilidades, dos resultados (1 Samuel 16:23). Alguns detalhes devem serem observados neste texto bíblico, que aos que se dedicam ao ministério específico do louvor devem saber:

Nenhum comentário:

Postar um comentário